O que fazemos
Belo Horizonte/MG
Salvador/BA
Juazeiro/BA
Sto Amaro-São Paulo/SP
Centro Vocacional Oblata
Acompanhamento Vocacional
Depoimentos
Divulgação
Países
Sobre Padre Serra
Abertura do Bicentenário
No Brasil
Artigos
Pesquisas
VII Encontro -2009
VIII Encontro - 2010
IX Encontro - 2011
Tráfico de Pesssoas
Encontro da Rede
Unidades Oblatas
Capítulo Provincial
Seminário
Comunicação
Encontro da Rede Oblata
Projetos Mundo
Projetos Brasil
Diga NÃO à violência contra Mulher
Capacitação
Outros
Comunidades
Comemorações
Cirandas Parceiras
Projetos Oblatas
Compartilhai
Jornal da Rede Pastoral Oblata
Pastoral da Mulher de Belo Horizonte - MG
Pastoral da Mulher de Juazeiro - BA
Economia Solidária
Tráfico de Seres Humanos
Prostituição
Violência Contra a Mulher
Jornal da Rede
Comunidade
Celebrações
Cursos
Oficinas
Sensibilização
Igreja do Brasil
Cidadania
Direitos Humanos
Gênero
Projetos Pastorais
Cultura
Igualdade

A história das Irmãs Oblatas no Brasil começou a ser construída em janeiro de 1935, quando sete delas chegaram ao Rio de Janeiro vindas da Espanha, com a missão inicial de construir Educandários para acolher meninas pobres e carentes, provenientes de famílias desestruturadas. Em busca deste objetivo, estas primeiras religiosas lutaram diariamente, com muita dedicação e sacrifício para obter fundos, através de campanhas, rifas e da ajuda de benfeitores.

O sonho de expansão as levou aos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Vários foram os frutos colhidos deste trabalho com as menores carentes. Muitas delas tornaram-se advogadas, médicas, fisioterapeutas, assistentes sociais e constituíram família. Em seus depoimentos, as ex-internas lembram com emoção e saudade o tempo passado junto às Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, relatando que ali, em meio à disciplina e austeridade dos internatos, receberam formação e base espiritual para a vida que têm hoje.

Outras, mesmo depois de alcançarem idade para saírem em busca de seus próprios destinos, preferiram continuar morando com as Irmãs e optaram por consagrarem-se a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passando a receber o nome de “Maria” – nove ainda vivem no Rio de Janeiro, na Casa da Terceira Idade. Há dez anos, os educandários foram fechados e tiveram seus prédios destinados a outros fins. O perfil das meninas de 13 a 15 anos já não se adequava mais a realidade proposta pelos internatos e também não havia condições financeiras para manter toda a estrutura oferecida, que era gratuita.

Atualmente, com a reformulação do trabalho das irmãs, assim como de sua área de atuação, que se dá junto as mulheres em situação de prostituição, essa atividade é conduzida através de projetos pastorais em São Paulo, Salvador, Juazeiro, Belo Horizonte, onde as Irmãs do Santíssimo Redentor têm aberto portas, conquistado parcerias e realizado um trabalho social de crescente qualidade e afinidade com o carisma da Congregação.

 

De lá pra cá, a Congregação de Irmãs Oblatas vem numa retomada definitiva do carisma de sua fundação: o trabalho de Libertação e Humanização da Mulher em Situação de Prostituição.

Nosso carisma se manifesta numa espiritualidade encarnada, onde experimentamos na realidade em que vivemos, a um Deus Pai–Mãe que se interessa por toda a pessoa humana, e faz surgir a Vida onde ela está ameaçada, oprimida e oculta. Um Deus que caminha conosco, nos interpela e nos envia a experimentar e a partilhar a libertação com as mulheres que se encontram em contexto de prostituição.

Esse Deus se faz presença humana, próxima, solidária e libertadora em Jesus, que é a fonte de nossa Espiritualidade desde as origens, seduzindo os Fundadores e cada uma das Irmãs Oblatas ao longo da história congregacional.

 


julho 2017
 DSTQQSS
S      1
S2345678
S9101112131415
S16171819202122
S23242526272829
S3031     









 

Busca:
 

Na sua opinião, por que as mulheres estão curtindo sexo anal?

 
 

 


Home . Apresentação . Histórico . Mística . Missão . Cadastre-se . Localização . Links . Trabalhe Conosco . Contato
Copyright 2006 – Instituto das Irmãs Oblatas do SSmo Redentor - Todos os Direitos Reservados
fale conosco: info@oblatas.org.br Tel: 11 2673-9069